sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A casa da Laranja

Mais um trabalho proposto por Heloíza Reis, professora de Inovação e Criatividade! Criar um único produto utilizando um mix de 3 produtos. Nós poderíamos, então, escolher entre dois mixes: Laranja, corda e telefone OU Caminhão, adubo e papelão.
É um trabalho parecido com outro que eu já postei aqui, no qual criamos o Dotalcar Multi.
Estou postando hoje a realização de um grupo da minha turma. O crédito vai para: Flavio EstevamMichel Gonçalves e Rodrigo Santana. Eles não criaram exatamente um produto, e sim um serviço. O mix usado foi: a laranja, o telefone e a corda. O trabalho dos meninos gerou boas risadas com a criatividade para encaixar este último item.

Casa da Laranja


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Beijos,
Jeeh Talarico.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dia Internacional do Livro!

Ontem, 23 de novembro, foi comemorado o Dia Internacional do Livro. Desde o início dos tempos, a humanidade tenta transmitir seu conhecimento para outras pessoas.O que começou com desenhos nas paredes, evoluiu para tijolos de barro, folhas de palmeiras até chegar aos livros feitos de forma artesanal. Tudo mudou depois que Johann Gutenberg, em 1440, inventou a prensa, máquina que produz impresso com maior facilidade e eficiência. Com essa invenção foi possível, naquela época, fazer vários exemplares de um mesmo livro a um preço acessível e, assim, todo mundo poderia comprar. A leitura desenvolve a capacidade do conhecimento, aprimora a linguagem, a escrita, o poder de argumentação e estimula a imaginação, criatividade. Além, claro, de melhorar a escrita e o vocabulário.
O que acha de aproveitar esta data especial e ler um bom livro!?

Fonte: Agência Uva - Expresso 579/2011 

Beijos,
Jeeh Talarico.

sábado, 19 de novembro de 2011

Dica de entretenimento

Hoje, pela segunda vez, eu visitei o Museu das Telecomunicações, no espaço Oi Futuro. Com mais calma, eu pude assistir aos vídeos que tem lá. Anotei os nomes e fiz uma busca na internet para ver se encontrava esses vídeos, mas só achei 2 e não estão com bom qualidade. Ainda assim, quero compartilhar com vocês porque são muito interessantes. Vale a pena visitar o museu, gente! O espaço é moderno, tem vídeos sobre tecnologia, comunicação, internet, a história da televisão, entre outros.
Os interessados podem entrar nos links: Oi Futuro Flamengo e Museu das Telecomunicações, conferir a programação e anotar o endereço. (Lembrando que não estou recebendo nenhum tostão por essa propaganda).

Com a Internet, o fim das distâncias

História do computador em minutos

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Beijos,
Jeeh Talarico.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dia da Criatividade!


Hoje ,17 de novembro, é comemorado o Dia da Criatividade. A palavra criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas. Ela possui várias definições como produzir algo novo ou mudar algo que já existe; buscar soluções inovadoras; formular e comunicar as etapas. Já para Ghiselin (1952), "é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva". Sabemos que pode ser muito mais... é a liberdade de criar sem fronteiras. Todos nós somos criativos, porém, muitas vezes, não percebemos que exploramos a nossa criatividade. Então, deixe a imaginação fluir para o bem; inove e expresse sua criatividade!

Fonte: Agência Uva - Expresso 579/2011
Texto produzido por Juliana Meireles e Fred Menna, estudantes de jornalismo do 2° e 6° períodos, respectivamente.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Jornalista / Publicitário

Jornalista
Jornalista não fala, informa
Jornalista não passeia, viaja a trabalho;
Jornalista não conversa, entrevista;
Jornalista não faz lanche, almoça em horário incomum;
Jornalista não é chato, é crítico;
Jornalista não tem olheiras, tem marcas de guerra;
Jornalista não se confunde, perde a pauta;
Jornalista não esquece de assinar, é anônimo;
Jornalista não se acha, ele já é reconhecido;
Jornalista não influencia, forma opinião;
Jornalista não conta história, reconstrói;
Jornalista não omite fatos, edita-os;
Jornalista não pensa em trabalho, vive o trabalho;
Jornalista não vai à festas, faz cobertura;
Jornalista não acha, tem opinião;
Jornalista não fofoca, transmite informações inúteis;
Jornalista não pára, pausa;
Jornalista não mente, equivoca-se;
Jornalista não chora, se emociona;
Jornalista não some, trabalha em off;
Jornalista não lê, busca informação;
Jornalista não traz novidade, dá furo de reportagem;
Jornalista não tem problema, tem situação;
Jornalista não tem muitos amigos, tem muitos contatos;
Jornalista não briga, debate;
Jornalista não usa carro, mas sim veículo;
Jornalista não é esquecido, é eternizado pela crítica;
Jornalista não morre, coloca um ponto final!
Publicitário
Publicitário não come, degusta o produto.
Publicitário não cheira, sente a fragrância.
Publicitário não toca, examina o design.
Publicitário não dá a resposta, cria outra pergunta.
Publicitário não conquista, persuade.
Publicitário não tem destino, tem target.
Publicitário não ouve barulho, ouve ruído.
Publicitário não fala, envia mensagem verbal.
Publicitário não procura endereço, procura praça.
Publicitário não escuta, decodifica a mensagem.
Publicitário não tem idéia, faz brainstorm.
Publicitário não recebe resposta, recebe feedback.
Publicitário não tem memória, tem repertório.
Publicitário não lê, decifra o código textual.
Publicitário não pergunta, faz pesquisa.
Publicitário não ouve música, ouve trilha sonora.
Publicitário não tem lista, tem mailing.
Publicitário não copia, se inspira.
Publicitário não vê outdoor, vê mídia exterior.
Publicitário não dirige, faz test-drive.
Publicitário não falece, é seu ciclo de vida que chegou ao fim.

Fontes:
http://tatimolini.wordpress.com/2008/07/03/ser-jornalista-e-ir-alem-da-profissao
http://uniclasse.wordpress.com/2010/08/23/o-que-e-ser-publicitario

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Medo e Desejo

O que foi a aula de Inovação e Criatividade de hoje? A professora Heloíza Reis e um professor de Designer se juntaram e montaram uma estrutura na quadra esportiva da universidade. Que estrutura era essa? Um tobogã inflável. Não, você não leu errado.
E não foi tão simples assim: chegar lá e escorregar. Nossa mestra pediu que toda a turma saísse da sala de aula de olhos fechados. Isso quer dizer que percorremos todo o caminho do 4º andar até a quadra, passando pela praça de alimentação, onde ouvi risinhos e piadinhas.
Chegando na quadra, ainda de olhos fechados, fomos divididos em grupos de 4 alunos. Subimos o tobogã e escorregamos, repito: ainda de olhos fechados.
Agora você deve estar se perguntando: "Para que tudo isso?". Aí entra o título do post: Medo e Desejo. Eram essas as sensações afloradas. Medo de não saber o que estava por acontecer e desejo de descobrir logo do que se tratava, uma vez que todos tinha ideia que não seria uma coisa ruim.
É uma pena que não tenho nenhuma ilustração para postar. Quer dizer, enquanto eu esperava a minha vez, percebi flashes de luz vindo de câmeras digitais, se eu tiver acesso a alguma dessas fotos posto aqui para completar essa postagem.

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Beijos,
Jeeh Talarico.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O que é ser um publicitário?

Publicitário de verdade tem sensibilidade de pintor pra perceber a melhor combinação de cor e forma. E também habilidade de artesão para amarrar bem as palavras. Ator versátil, ele se transforma em cada consumidor com o qual quer falar. Astúcia de advogado não lhe falta: é preciso defender bem suas idéias porque certamente elas não vão agradar a todos. E o veredicto é sempre a favor do cliente. Para ser publicitário é preciso sonhar como poeta e racionalizar como executivo. Ser convincente como um vendedor e sedutor como modelo. Arriscar como um operador da Bolsa e no dia seguinte ter a cautela de um cirurgião, que não pode falhar.
Muitas vezes, é um atleta que corre contra o tempo. Caçador, mata um leão por dia e se orgulha dos troféus apesar de ser presa fácil da inveja e da vaidade. O bom publicitário sabe motivar como técnico e jogar como craque. Não é bombeiro, mas apaga incêndios. Não é santo, mas faz milagres. Não é repentista, mas cria na hora. Tem um quê de malabarista pra pular de agência em agência, sempre com medo de cair na rede do desemprego. O publicitário, acima de tudo, é um apaixonado por aquilo que faz.
Crédito: http://www.voxnews.com.br/dados_artigos.asp?CodArt=155
Beijos,
Jeeh Talarico.

O que é ser um jornalista?

Ser Jornalista é saber persuadir, seduzir. É hipnotizar informando e informar hipnotizando. É não ter medo de nada nem de ninguém. É aventurar-se no desconhecido, sem saber direito que caminho irá te levar. É desafiar o destino, zombar dos paradigmas e questionar os dogmas. É confiar desconfiando, é ter um pé sempre atrás e a pulga atrás da orelha. É abrir caminho sem pedir permissão, é desbravar mares nunca antes navegado. É nunca esmorecer diante do primeiro não. Nem do segundo, nem do terceiro... nem de nenhum. É saber a hora certa de abrir a boca, e também a hora de ficar calado. É ter o dom da palavra e o dom do silêncio. É procurar onde ninguém pensou, é pensar no que ninguém procurou. É transformar uma  simples caneta em uma arma letal. Ser jornalista não é desconhecer o perigo; é fazer dele um componente a mais para alcançar o objetivo. É estar no Quarto Poder, sabendo que ele pode ser mais importante do que todos os outros três juntos.
Ser jornalista é enfrentar reis, papas, presidentes, líderes, guerrilheiros, terroristas, e até outros jornalistas. É não baixar a cabeça para cara feia, dedo em riste, ameaça de morte. Aliás, ignorar o perigo de morte é a primeira coisa que um jornalista tem que fazer. É um risco iminente, que pode surgir em infinitas situações. É o despertar do ódio e da compaixão. É incendiar uma sociedade inteira, um planeta inteiro. Jornalismo é profissão perigo. É coisa de doido, de maluco beleza. É olhar para a linha tênue entre o bom senso e a loucura e ultrapassar os limites sorrindo, sem pestanejar. É saber que entre um furo e outro de reportagem haverá muitas coisas no caminho. Quanto mais chato melhor o jornalista.
Ser jornalista é ser meio metido a besta mesmo. É ignorar solenemente todo e qualquer escrúpulo. É desnudar-se de pudores. Ética? Sempre, desde que não atrapalhe. A única coisa realmente importante é manter a dignidade. É ser petulante, é ser agressivo. É  fazer das tripas coração pra conseguir uma mísera declaraçãozinha. É apurar, pesquisar, confrontar, cruzar dados. É perseguir as respostas implacavelmente. É lidar com pressão, pressão de todos os lados. É saber que o inimigo de hoje pode ser o aliado de amanhã. E a recíproca é verdadeira. É deixar sentimentos de lado, botar o cérebro na frente do coração. É ser frio, calculista e de preferência kamikaze. É matar um leão por dia, e ainda sair ileso. É ter o sexto sentido mais apurado do que os outros, e saber que é ele quem vai te tirar das enrascadas. Ou te colocar nelas.
Ser jornalista é ser meio ator, meio médico, meio advogado, meio atleta, meio tudo. É até meio jornaleiro, às vezes. Mas, acima de tudo, é orgulhar-se da profissão e saber que, de uma forma ou de outra, todo mundo também gostaria de ser um pouquinho jornalista.
Crédito: http://www.gostodeler.com.br/materia/4958/ser_jornalista_e.html
Beijos,
Jeeh Talarico.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Afro-descendente das Neves

Olá, queridos leitores! O trabalho que apresento hoje achei, diga-se de passagem, maravilhoso! Criamos uma pequena fotonovela composta por 10 fotos. O tema: generosidade. Esse trabalho aí está quentinho! Foi postado ontem no blog Oficina Ler e Ver para ser avaliado pela professora de Tec. em Redação e Expressão.
O legal é que todos puderam participar de alguma forma. Lá vai os créditos:
Jéssica Cardoso: a princesa protagonista, chamada Jéssica das Neves.
Rômulo Cunha: o generoso príncipe Rômulo Encantado.
Caroline Barreto: roteirista e no papel da madrasta cruel.
Rafael Ávila: como figurante.
Jéssica Talarico: figurante e fotógrafa.

Fizemos uma brincadeira baseada no conto infantil "A Branca de Neve". A inspiração surgiu depois que o Rômulo nos apresentou uma maçã. Estávamos tendo várias ideias mirabolantes, mas depois que ele tirou a fruta da mochila para comer, imediatamente surgiu a:

Afro-descendente das Neves




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Beijos,
Jeeh Talarico.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dica de Site

Na aula de Oficina de Comunicação, a professora Mônica Miranda deixou a dica de um site e eu repasso. Eu Adorei! Além de ser interativo, o site dispõe de exercícios muito interessantes e dinâmicos. Vale a pena dar uma conferida! É só clicar no link abaixo:


Beijos,
Jeeh Talarico

Dotalcar Multi

Oi! Hoje estou postando um trabalho que foi apresentado semana passada na aula de Inovação e Criatividade. A professora nos sugeriu um objeto e nós, separados em trio, tivemos que criar uma nova utilidade, lançar um novo produto com base nesse objeto, que era uma bola.
O trio foi formado por Jéssica's: a Talarico (eu), a Domingues e a Cardoso.
Peço desculpas às minhas xarás pela franqueza, mas o trabalho não ficou nada bom. Mas era propositalmente "sem noção".
A princípio era para desenvolver, desenhar e apresentar no mesmo dia em sala de aula, mas depois foi decidido que teríamos uma semana para preparar a apresentação. Fizemos uns slides e logo no primeiro, colocamos a nossa ilustração inicial.
O que criar com uma bola? Elaboramos uma única que poderia se transformar em 6 outras bolas, mas deixamos a desejar em como seria esse processo de transformação, por isso nosso trabalho ficou ruim.
No dia da apresentação, a Domingues não pôde ir, eu e Cardoso nos viramos para apresentar um produto que nem nós mesmas acreditávamos que seria possível existir.
Outros trios tiveram a mesma ideia, mas souberam desenvolver melhor que a gente. Parece que foi inevitável a comparação do nosso trabalho com o desses grupos e isso nos deixou realmente revoltadas.
Mas como esse blog não consiste apenas em trabalhos exemplares, estou postando também a apresentação em slides.

Dotalcar multi


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Beijos,
Jeeh Talarico.